FTP CLIENTES
flash

Dicas Fernangraf

Dicas Gerais

Enviar para a gráfica ao fazer um orçamento todos aspectos de uma peça. Especificar:
- Cor: Quantidade e se será utilizada impressão em CMYK ou PANTONE

- Papel: Tipo e gramatura (O tipo do papel influencia no resultado final, por isso deve ser levado em consideração na hora da produção da arte, principalmente se esse tiver cor e se tem cobertura ou não COATED/UNCOATED)

- Formato: É definido em cm e/ou mm, existem formatos que garantem o melhor aproveitamento de papel.

- Acabamento: Dobra, vinco, laminação, verniz localizado (pode ser UV, com cheiro, com textura), Faca especial (Tudo o que não for corte reto é considerado faca especial) , Veniz a Base d´Agua, Hot Stamp, Alto Relevo, Baixo Relevo. No caso de livros, revistas, agendas, catálogos especificar o tipo de lombada (canoa ou quadrada) wire-o, espiral, também especificações sobre a capa, como por exemplo se o material será empastado ou não.

- Quantidade: Em impressão off-set, quanto maior o numero de impressões menor é o valor unitário do material.


Dicas para o envio de arquivo Arquivos abertos:
- Converter as fontes da arte em curvas ou anexar as fontes utilizadas no desenho;
- Enviar um JPG do layout final para conferência com 100 DPIs;
- Deixar marca de corte e sangria de no mínimo 3mm;
- Para arquivos com faca especial no mínimo 4mm e separar a faca do arquivo, enviar JPG com a faca sob o layout.

Termos Técnicos

- Arte - Qualquer original preparado por um artista, fotógrafo ou designer. Qualquer original a ser reproduzido.

- Bitmap - Imagem composta de uma matriz de pixels. É o padrão dos arquivos digitais de fotos, scans e tudo o mais que pode ser manipulado num editor de imagens, como o Photoshop.

- Caderno - Subdivisão de uma publicação para a impressão. esta revista, por exemplo, é composta de um miolo formado por cinco cadernos, mais a capa. cada caderno corresponde a uma folha de impressão de offset plana com quatro (ou um múltiplo de quatro) páginas de cada lado.

- Calço - Em CMYK, é o reforço deliberado da tinta preta com algumas das outras tintas para melhorar sua reprodução. Normalmente o calço do preto é feito com um pouco de Ciano.

- Canal (chanel) - Em bitmaps, é a informação relativa a cada uma das cores primárias. Por exemplo, o espaço de cor RGB tem os canais R, G, B, e o CMYK tem os canais C, M, Y, K.

- Canal Alfa (alpha channel) - Em bitmaps, é um canal adicional, invisível na imagem final, que usualmente é empregado para armazenar o recorte de transparência da imagem ou mascaras de seleções. O formato PSD (nativo do Photoshop) aceita canais alfa.

- Diagramação - Organização e layout de imagens e textos na página, normalmente seguindo um projeto gráfico.

- Direct to plate - processo de impressão em que uma imagesetter especial grava diretamente a chapa de impressão, dispensando o fotolito.

- Emulsão - Em um filme fotográfico, é uma suspensão em gelatina de sais de prata sensíveis à luz. o tamanho e a densidade dos cristais desses sais de prata na emulsão são relacionados diretamente com o fator de granulação/sensibilidade do filme.

- Entrelinha – Distância que vai desde a base de uma linha de texto até a base da linha seguinte.

- EPS - Formato de arquivo que contém os comandos de impressão PostScript "capturados" ou "fechados".

- Escala cromática - Amostra de cores impressa por gradação de tonalidade, normalmente em diversos tipos de suportes, com as cores mais comuns. Serve para comparação em trabalhos policrômicos.

- Espessura - Distância entre as faces do papel. Para papéis da mesma composição, é proporcional à gramatura.

- Fonte - Arquivo contendo a informação necessária para a geração de todos os caracteres correspondentes a um tipo. A denominação completa de uma fonte tradicionalmente inclui sua família, variação e corpo.

- Fonte de impressão - Arquivo de fonte PostScript que contém informação específica para o desenho do tipo de impressora.

- Gama - Relação matemática entre a distribuição do brilho nos tons na entrada e na saída de um dispositivo de imagem. É expressa como um coeficiente numérico ou como um gráfico em curva. Monitores de vídeo trabalham com uma curva de gama que escurece a imagem; o coeficiente exato varia conforme a calibração do monitor. A claibração implica, entre outras coisas, achar o valor exato de gama para cada uma das cores primárias R, G, B.

- Gerenciamento de cor - Sistema de compatibilização entre dispositivos digitais de imagem para criar consistência na representação das cores entre eles. Os gerenciadores de cores mais conhecidos são o ColorSync, da Apple, e o DCS da Kodak.

- Gif (Graphics Interchange Format) - Formato gráfico popular na Web, é indicado para imagens que tenham pouca variedade de cores e áreas de cor contínua relativamente grandes. Não serve para aplicações impressas. A profundidade de cor é variável de 1 a 8 bits (256 cores), usando uma palete de cores específica para cada imagem (Indexed Color) que permite grande economia no tamanho final do arquivo.

- Grayscale - Imagem bitmap em tons de cinza, geralmente um canal de 8 bits (256 tons).

- Heliográfica - Cópia fotossensível azulada, revelada por processo térmico ou por exposição a vapores de amônia. Serve como prova para revisão. Também chamada de cianográfica.

- Interpolação - Mudança - ampliação ou redução - na dimensão de pixels de uma imagem. Na ampliação, são criados pixels extras entre os originalmente existentes; na redução, pixels são removidos.

- Layers - Em bitmaps, é uma "camada" de imagem, à maneira de folhas acetato pintadas.

- Lombada - Dorso da publicação, onde se encontram os grampos, colagens ou costuras.

- Marcas de corte - Linhas espalhadas ao redor do trabalho que indicam onde serão feitos os cortes (linhas contínuas) e dobras/vincos (linhas tracejadas).

- Mock-up (boneco) - Maquete de um produto. Pode ser em escala ampliada ou reduzida.

- Negativo - Imagem reversa de outra. geralmente refere-se ao tipo mais popular do filme fotográfico.

- Offset - Sistema de impressão litográfica indireta; o papel não entra em contato com a matriz, mas com uma superfície intermediária de transferência de tinta. A matriz (chapa de zinco gravada fotograficamente a partir do fotolito) é presa em volta de um cilindro e entintada. A imagem é capturada por um cilindro de borracha que, por sua vez, a transfere ao papel. Utiliza tinta gorduroza e pastosa, com formas metálicas e planográficas. É o sistema de impressão em larga escala mais versátil, permitindo a impressão em plásticos, metais, papelão e até mesmo pano.

- PDF - Formato de arquivo do Adobe Acrobat. É exportado pelo Disitiller e pelos aplicativos do Mac OS X em geral. É multiplataforma e pode conter todos os elementos componentes, incluindo as fontes. É possível gerar fotolitos com altíssima qualidade usando PDFs no lugar de EPS fechados.

- Pixel - Componente básico de uma imagem digital bitmap. É uma pequena área retandular (quase sempre quadrada) à qual é atribuído um valor numérico descritivo da sua cor, conforme o espaço de cor usado.

- PostScript - Linguagem de descrição de página para impressoras, criada pela Adobe. Tornou-se padrão quase absoluto no mercado de DTP. A página é descrita por comandos e expressões matemáticas legíveis. O arquivo salvo contendo estas instruções (chamado EPS ou "PostScript encapsulado") é totalmente legível e manipulável. PostScript também é o padrão de fontes proprietário da Adobe. Cada fonte compreende um par de arquivos: a fonte de impressão e a fonte de tela.

- Prelo - Impressora manual com a qual se produzem provas para o sistema de impressão offset em um processo quase artesanal. Utiliza chapas, rolos e tintas semelhantes aos de uma impressora normal. É considerada a prova mais fiel, quando bem executada.

Papéis

- OFF-SET: Papel com bastante cola, superfície uniforme livre de felpas e OFF-SET: Papel com bastante cola, superfície uniforme livre de felpas e penugem e preparado para resistir o melhor possível a ação da umidade, o que é de extrema importância em todos os papéis para a impressão pelo sistema offset e litográfico em geral. Sua aplicação é na impressão para miolo, livros infantis, infanto-juvenis, médicos, revistas em geral, folhetos e todo serviço de policromia.

- OFF-SET TELADO: Suas características são textura e gofrado. Sua aplicação é em calendários, displays, convites, cartões de festas e peças publicitárias.

- POLEN RÚSTIC: Papel com um toque rústico e artesanal. É usado em livros quando necessário papeis mais espessos, sem aumento do peso do livro.

- OFF-SET/Policromia: É usado em papel para miolo, guarda livros e livros de arte.

- POLEN BOLD: Papel com opacidade e espessura elevada. É um offset de tonalidade diferenciada, excelente opacidade e maior espessura. Sua tonalidade reflete menos a luz, permitindo uma leitura mais agradável.

- POLEN SOFT: Papel com tonalidade natural, ideal para uma leitura mais prolongada e agradável. Suas aplicações são em livros instrumentais, ensaios e obras gerais.

- ALTA PRINT: Papel offset 'top' de categoria, com alta lisura, brancura e opacidade. Produzindo através do processo 'soft calender on-machine', oferece a melhor qualidade de impressão e definições de imagens.

- FILM COATING: Papel revestido e calandrado na máquina de papel, com excelente reprodução de cores e brilho, alta definição de imagens e superior qualidade de impressão. Esse papel é intermediário entre o papel offset e o couché.

Consulte todas as possibilidades gráficas que a Fernangraf oferece.

Dicas

A Fernangraf possui uma equipe de profissionais.

"A qualidade da impressão profissional é hoje um dos fatores que contribui para o sucesso das empresas e dos seus responsáveis. Confira nossas dicas e potencie o sucesso da sua empresa."

Equipe de Impressão
Fernangraf
Quem é Fernangra?